quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

História do Projeto

Esta associação nasceu em meados de março de 2010, do ideal de uma mãe de deficiente e a colaboração de profissionais de Educação Física. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência, a AELD vem desenvolvendo trabalhos voltados à prática esportiva, atividade física e aulas de artes.


Segundo a história, pessoa com deficiência tem pouca ou nenhuma oportunidade de acesso à prática de esportes. As crianças e jovens sem deficiência estão sempre envolvidos em alguma prática esportiva, seja nas aulas de educação física, na hora do intervalo escolar, chutando ou arremessando uma bola de papel, o futebol na rua, na praça, no parque. Os deficientes no seu dia a dia raramente encontram um amigo sequer em condições semelhantes disposto a praticar alguma modalidade esportiva adaptada em seus momentos de lazer. Com base na história, acreditamos que para contemplar uma vida digna são necessários: moradia, alimentação, educação e saúde (prática de atividade física).


O PROJETO AELD, tem foco na qualidade de vida dos deficientes, que em muitos casos encontram-se em casa, no marasmo do seu cotidiano. É nossa responsabilidade dar oportunidade ao deficiente de participar de um processo de inclusão, que venha a valorizar seu potencial em busca da autonomia, auto-estima, auto critica, espírito critico, criatividade, responsabilidade, cooperação e inclusão na sociedade. Ao praticar uma modalidade esportiva, o individuo, não melhora apenas a sua aptidão física (saúde), ele se vê também diante de outros benefícios. A possibilidade de aprender o movimento e aprender através do movimento. Ao ter acesso às habilidades motoras o indivíduo passa a dar valor ao seu próprio corpo, a valorizar mais suas habilidades e a perceber que a presença de uma deficiência não é fator que confere a passividade. Ao contrário, o foco deixa de ser a deficiência e passa a ser as possibilidades diferenciadas. E a descoberta dessas possibilidades desperta no indivíduo o sentimento de um novo potencial, de uma valorização de si próprio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário